EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO

Agatha Mary Clarissa Mallowan, escritora, mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. 

Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas.

Agatha tinha dislexia.


 Albert Einstein foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos.

100 físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos.


É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. 


O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.

Albert tinha dislexia.


 Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, Minas Gerais, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

Aleijadinho gozara de boa saúde e apreciava os prazeres da mesa e as festas e danças populares, mas a partir de 1777 começaram a surgir os sinais de uma grave doença que, com o passar dos anos, deformou-lhe o corpo e prejudicou seu trabalho, causando-lhe grandes sofrimentos, é desconhecida a exata natureza de seu mal, e várias propostas de diagnóstico foram oferecidas por diversos historiadores e médicos. 


Mesmo com crescente dificuldade, prosseguiu trabalhando intensivamente.



Andrea Bocelli.
 
O pequeno Bocelli possuia evidentes problemas de perda de visão e após vários estudos clínicos Andrea foi diagnosticado com glaucoma. Quando Bocelli tinha doze anos, enquanto jogava futebol, foi atingido na cabeça, e perdeu definitivamente a visão.

Durante a infância, Andrea se apaixonou pela música e sua mãe, Edi, costumava dizer que a música era a única coisa que o consolova após a perda completa da visão. Aos seis anos de idade, iniciou suas aulas de piano e depois as de flauta, saxofone, trompete, harpa, violão e bateria. 

Graduado em Direito, compositor e produtor musical italiano. Ganhador de cinco BRIT Awards e três Grammys. Bocelli é um tenor.
 
 
 
Ludwig Van Beethoven foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX).

É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.

Foi em Viena que lhe surgiram os primeiros sintomas da sua grande tragédia. Foi-lhe diagnosticado, por volta de 1796, tinha Ludwig os seus 26 anos de idade, a congestão dos centros auditivos internos, o que lhe transtornou bastante o espírito, levando-o a isolar-se e a grandes depressões.

Aos 46 anos de idade (1816), estava praticamente surdo. Porém, ao contrário do que muitos pensam, Ludwig jamais perdeu a audição por completo, muito embora nos seus últimos anos de vida a tivesse perdido, condições que não o impediram de acompanhar uma apresentação musical ou de perceber nuances timbrísticas.
 
 
 
Boris Casoy (São Paulo, 13 de fevereiro de 1941) é um jornalista brasileiro. 

Boris adquiriu poliomielite ao completar um ano de vida, junto com sua irmã gêmea. Na época não existia vacina. A doença deixou seqüelas físicas, mas a marca maior foi a psicológica, gerada pela discriminação na infância. Até os nove anos, Casoy praticamente não podia andar. 
 
Com essa idade, ele foi operado nos EUA e recuperou os movimentos. "Como não podia andar, era um grande ouvinte de rádio, admirava aquele milagre da transmissão da voz", contou em entrevista ao site Amputados Vencedores.
 
 
 Luís Vaz de Camões foi um célebre poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.

Cego do olho direito, hábil em todos os exercícios físicos e com uma disposição temperamental, custando-lhe pouco engajar-se em brigas. Diz-se que tinha grande valor como soldado, exibindo coragem, combatividade, senso de honra e vontade de servir, bom companheiro nas horas de folga, liberal, alegre e espirituoso quando os golpes da fortuna não lhe abatiam o espírito e entristeciam. 
 
Tinha consciência do seu mérito como homem, como soldado e como poeta.
 
 
 Christopher Joseph Burke (nascido em 26 de agosto de 1965 em Point Lookout, New York) é um ator estadounidense, cujo papel mais conhecido foi de Charles "Corky" Thacher na série de TV Life Goes On.
 
 Tanto ator quanto personagem tem Síndrome de Down. Outro papel importante foi o anjo Taylor, da série Touched by an Angel.
 
 
 Christopher D'Olier Reeve (Nova Iorque, 25 de setembro de 1952 — Mount Kisco, 10 de outubro de 2004) foi um ator e realizador de cinema estadunidense. 
 
Seu papel mais famoso foi como o Super-Homem, numa série de quatro filmes. Após sofrer um acidente a cavalo, passou a liderar uma campanha pela legalização de pesquisas com células-tronco.
 
 Faleceu de uma grave infecção, em virtude do seu estado de saúde.
 
 
 
Daniel de Faria Dias (Campinas, 24 de Maio de 1988) é um atleta paraolímpico brasileiro e recordista mundial. Daniel nasceu com má formação congênita dos membros superiores e perna direita, descobriu o esporte aos dezesseis anos.

Compete nas classes S5, SB4 e SM5 em competições paraolímpicas. No Mundial de natação do IPC foi ouro nos 200m medley, com recorde mundial, ouro nos 100m livre e prata nos 50m borboleta e 50m costas, medalha de ouro no revezamento 4x50m medley com recorde mundial.

Daniel é detentor do recorde mundial nas provas de 100m e 200m livre, 100m costa e 200m medley e o recordista nos Jogos Parapan-americanos com oito medalhas de ouro.

Daniel consquistou nove medalhas nos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008, superando o também nadador brasileiro Clodoaldo Silva, que havia conquistado sete medalhas (seis de ouro e uma de prata) nos Jogos Paraolímpicos de Atenas 2004.
 
 
 Donald Sutherland (Donald Edward McNichol Sutherland, Saint John, 17 de julho de 1934) é um premiado ator canadense com expressiva atuação no cinema e televisão estadunidenses. É pai do ator Kiefer Sutherland.

Ele lutou contra febre reumática, poliomielite e hepatite, começou a trabalhar como locutor de rádio com 14 anos de idade.
 
 
 Franklin Delano Roosevelt foi o 32.° presidente dos Estados Unidos (1933-1945), realizou quatro mandatos e morreu durante o último. Durante sua estada na Casa Branca, teve de enfrentar o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Em 1939, foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a aparecer na televisão.

Roosevelt contraiu poliomielite em 1921 aos 39 anos, uma doença que o deixou com grande dificuldade de movimento desde então. Frequentemente utilizava cadeira de rodas, mas fez grandes esforços para esconder esta dificuldade do grande público. De facto, só existem duas fotos conhecidas de Roosevelt em cadeira de rodas.
 
 
 Frida Kahlo foi uma pintora surrealista mexicana, com seis anos, Frida contrai poliomielite, a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. 
 
A poliomielite deixou uma lesão no seu pé direito, pelo que ganhou o apelido de Frida pata de palo (ou seja, Frida perna de pau). 
 
Passou a usar calças, depois longas e exóticas saias, que se tornaram uma de suas marcas pessoais.



Herbert Lemos de Sousa Vianna é o vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro.

Herbert desde cedo gostou de pilotar helicópteros e ultraleves, sofreu um acidente aéreo, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar, devido a um problema de fabricação na baía de Angra dos Reis. 
 
No acidente, Lucy morreu e Herbert ficou internado durante 44 dias, parte deles em estado de coma. 
 
O músico ficou paraplégico e perdeu parte da memória depois do acidente, porém, em um processo de recuperação gradual, retomou sua carreira, voltando aos palcos, e já tendo gravado quatro álbuns após o acidente.
 
 
 
Mara Cristina Gabrilli é uma psicóloga, publicitária e política brasileira. É deputada federal em São Paulo e fundadora da organização não-governamental "Projeto Próximo Passo", transformada atualmente no "Instituto Mara Gabrilli".

Tetraplégica após sofrer um grave acidente de automóvel em 1994. A sua própria dificuldade de locomoção levou-a a lutar por melhores condições de acessibilidade para os deficientes físicos como reformas nas calçadas e rampas de acesso às lojas, repartições públicas, hospitais, ônibus adaptados e muitos outros.
 
 
 Marcelo Rubens Paiva, é um escritor, autor teatral e jornalista brasileiro.

Aos vinte anos de idade, sofreu o segundo grande trauma: após saltar em um lago, fraturou uma vértebra (a quinta cervical) do pescoço ao chocar a cabeça em uma pedra, ficando tetraplégico. 
 
Após tratamento de fisioterapia, voltou a locomover as mãos e os braços, relatando os fatos em seu primeiro livro, Feliz Ano Velho.Formou-se em comunicação pela Universidade de São Paulo e em teoria literária pela Universidade Estadual de Campinas.
 
 
 Marcelo Yuka, nome artístico de Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, é um músico brasileiro, um dos fundadores da banda O Rappa e, posteriormente, do grupo F.UR.T.O.
 
 Era baterista até ser baleado por um assaltante, fato que o deixou paraplégico e o impossibilitou de tocar bateria.

Notabilizou-se como um dos principais compositores dos anos 90, sendo o autor da maioria das canções do Rappa, falando em suas canções da sociedade e da política, criticando a vida sem justiça que as pessoas levam. 
 
Nos dias atuais é líder de uma ONG, de nome homônimo a sua atual banda, F.UR.T.O.
 
 
 Oscar Pistorius (África do Sul, 22 de novembro de 1986) é o primeiro atletaolímpico e paraolímpico da história do esporte mundial a competir de maneira simultânea em igualdade com atletas não deficientes em nível mundial. É conhecido como "Blade Runner" (corredor lâmina) por não ter as duas pernas e usar próteses finas feitas de fibra de carbono.

A sua participação nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 foi rejeitada pelo Comité Olímpico Internacional por se considerar que as suas próteses lhe conferiam vantagem sobre os demais atletas. 
 
O atleta recorreu da decisão, e em Maio de 2008 o Tribunal de Arbitragem Desportiva (TAD) autorizou-o a competir nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Em 2011, Oscar Pistórios, competiu em igualdade com atletas não deficientes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Somar Vida |
Design por ID Serviços | Todos os Direitos Reservados
    Twitter Facebook Google + YouTube